segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Galáxias..

A formação de galáxias é uma das áreas de investigação mais activas da astrofísica. Entretanto, há algumas idéias que já são amplamente aceites.

O que se pensa actualmente, é que a formação de galáxias procede diretamente das teorias de formação de estruturas, logo após o Big Bang. As simulações de N-corpos também tem tentado fazer previsões sobre os tipos de estruturas, as morfologias e a distribuição de galáxias que observamos actualmente no nosso Universo.



Galáxias são colecções de bilhões de estrelas; a Via Láctea, que é a nossa é um exemplo típico. Estrelas, gás e poeira interestelar orbitam no centro da galáxia devido à atracção gravitacional de todas as outras estrelas. Gerações de estrelas nascem a partir do gás que se condensa dentro de regiões chamadas nuvens moleculares gigantes e, por vezes, estrelas formam-se dentro de aglomerados estelares. Quando uma estrela chega ao fim da sua evolução, pode devolver muito do seu gás para o meio interestelar, que será a fonte de uma nova geração de estrelas. Podemos ver as Galáxias como sistemas que transformam gás em estrelas e vice-versa.

Quando nós olhamos para uma galáxia, a luz que vemos vem de duas fontes. Primeiro, vemos a luz de bilhões de estrelas; como a maioria das galáxias está muito distante, não vemos as estrelas individualmente – apenas a luz difusa combinada de todas elas. Em segundo lugar, vemos luz fluorescente emitida pelo gás ionizado por estrelas quentes e luminosas. Estas nuvens de gás brilhantes assinalam os locais em que se encontram estrelas recém-nascidas.

Comparadas com o Sistema Solar, as galáxias são imensas. Viajando à velocidade da luz, precisavamos de cerca de 2 segundos para ir da Terra a Lua e cerca de 5 horas e meia para ir do Sol até Plutão. Levaria 25 mil anos para ir do centro da Via Láctea até a posição do Sol. A Via Láctea tem mais de 100 bilhões de estrelas, mas as estrelas estão tão distantes umas das outras que quase nunca se chocam. Até mesmo o facto de duas estrelas passarem perto uma da outra já é extremamente raro . Como as estrelas raramente interagem entre si,as órbitas ao redor da galáxia dificilmente mudam. As órbitas das estrelas refletem o movimento do gás a partir do qual foram formadas. Portanto, a forma de uma galáxia conta-nos as condições em que foram formadas – a menos que a galáxia tenha sofrido uma colisão.

As 3 classes fundamentais das Galáxias:

- Éliptícas



-Espírais



-Irregulares




Esperamos que com este post você, que é uma pessoa de elevada qualidade visto que está a ler este blog, fique a compreender melhor as Galáxias desde a sua formação até a actualidade.




PS- Se tiverem alguma correcção, duvida ou sugestão avisem...

2 comentários:

Anônimo disse...

O que se pensa actualmente?
Não seria o que se pensa atualmente??????

Anônimo disse...

a formaçao das galaxias é uma dasde investigação mais ACTIVAS?
não seria ativas?