terça-feira, 21 de outubro de 2008

À 4,5 biliões de anos foi assim...ou assim se pensa...

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é actualmente aceite. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.

O Sol teve origem numa Nebulosa. Esta terá entrado em colapso gravitacional (as partículas da Nébula começaram a juntar-se e a comprimir-se). Isto provoca o aumento da atracção gravitacional que por sua vez faz com que mais matéria se junte e vice-versa!

Devido à compressão, o centro da Nebulosa aquece e começa a brilhar. Está formado o Proto-Sol. Por esta altura deixaríamos de ter um amontoado desorganizado de gás e poeiras e ficaríamos com uma estructura discóidal com um adensamento no centro. Aí a acumulação de matéria continua, o que vai dar origem ao início de reacções nucleares que permitem assim à estrela recém-formada resistir à pressão gravitacional.

O gás e a poeira restantes começam a aglomerar-se em pequenas zonas em volta da estrela formando os planetesimais ( rochas de pequeno tamanho ) que por sua vez se aglomeraram para formar os proto-planetas ( planetas primitivos ). Na zona mais perto do Sol, onde as temperaturas eram mais elevadas, ocorreu condensação de matéria que levou à formação dos planetas telúricos, terrestres ou interiores. Na área mais afastada, onde a temperatura era menor, ocorreu condensação de matéria mais semelhante à da estrela formando os planetas gasosos, gigantes ou exteriores.

Nenhum comentário: