quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Bom Natal e um Bom Ano

Estamos aqui de passagem para desejar um grande Natal, cheio de prendas e rabanadas....
Também aproveitamos para desejar uma óptima passagem de ano e um 2009 recheado de coisas boas. são os votos dos 4 geólogos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um novo projecto...

Pois bem, como somos um grupo ambicioso, não nos contentamos apenas com o blog como projecto da disciplina. Assim resolvemos iniciar um novo e inovador trabalho sobre a separação da pangea até à actualidade. Para tal iremos utilizar como material esferovite, uma tina com água. No final vamos criar uma animação com vários slides que simulará a separação dos continentes tal como imaginou Alfred Wegener no sua Teoria da Deriva dos Continentes em 1912.
Como não somos egoístas e até simpatizamos um pouco com os elementos dos outros grupos de trabalho (pensámos seriamente em adoptar um com animal de estimação) aqui deixamos algumas imagens dos seus trabalhos.


Os homens da plasticina


Grupo das meninas que de tanto pensar adormeceram...


O nosso novo projecto





Formação de um arco insular



Um arco insular é um tipo de arquipélago formado por processos tectónicos, quando uma placa oceânica é subductada sob uma outra placa oceânica, com consequente produção de magma. Trata-se de um tipo de arco vulcânico. A fusão parcial da placa subductada a partir de uma profundidade aproximada de 100 km (limite superior do Manto), provoca a formação de um magma de baixa densidade, pois resulta da fusão dos sedimentos depositados no fundo do Oceano, o qual intrui através da placa sobrejacente até à eventual extrusão. Desta erupção resulta a formação de uma cadeia vulcânica com forma arqueada, paralelamente ao limite de placas convergente.

No lado subductante do arco insular situa-se uma estreita e profunda fossa no fundo oceânico, marcando o limite à superfície entre a placa subductada e a placa sobrejacente. Estas fossas são formadas pela fricção produzida pela placa subductada, ao arrastar para baixo a extremidade da placa sobrejacente. Neste limite de subducção ocorrem frequentes sismos com epicentros mais profundos à medida que se avança em direcção à placa sobrejacente.

Download do powerpoint explicativo: Formação de um arco insular